Bom sucesso

Padroeiro

O dia do operário nasceu para lembrar o massacre dos trabalhadores, acontecido em Chicago no ano de 1886. Durante uma greve, os trabalhadores foram massacrados sem piedade pelos poderosos.

Papa Pio Doze instituiu a festa de “São José Operário”, em 1955. São José é o modelo ideal do operário. Sustentou sua família durante toda a vida com o trabalho de suas próprias mãos, cumpriu sempre seus deveres para com a comunidade, ensinou ao Filho de Deus a profissão de carpinteiro e permitiu que as profecias se cumprissem.

O papa Leão XIII nos diz que os operários têm o direito de recorrer a São José e de procurar imitá-lo. Porque São José, casado com a mais santa entre todas as mulheres, considerado o pai do Filho de Deus, retirou, do seu trabalho de carpinteiro, o sustento da Sagrada Família.

A escolha de São José como padroeiro dos trabalhadores mostra que a Igreja está do lado dos mais fracos e injustiçados. Junto com a celebração do justo José, a Igreja celebra a vida dos milhões de trabalhadores de todo o mundo e levanta a voz para defendê-los nas horas de necessidade.

Numa sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo que ele recebe, a Igreja quer lembrar, no dia 1º de maio, o valor humano e cristão do trabalhador.

 

Oração a São José Operário para encontrar um trabalho

Meu querido São José, Santo Trabalhador,
que em vida fizeste a vontade de Deus
através do trabalho,
sustentando com o pão honesto o teu filho Jesus,
abre as portas do comércio e da indústria para que eu possa encontrar um bom emprego para mim.
Dai-me força e coragem para não desistir ao primeiro “não”, e que cada “não” que eu ouça alimente a minha fé para ouvir um “sim”.

Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D’Ávila,
a humildade de São Francisco de Assis,
a força e a perseverança de Santo António.

Orienta os nossos ministros para que a distribuição dos bens do nosso País seja mais justa,
e para que haja trabalho e dinheiro para todos.

Protegei as nossas famílias para que não se deixem vencer pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho, e dá-nos esperança renovada a cada novo dia.

Meu São José, padroeiro dos trabalhadores,
não me deixes sem o pão nosso de cada dia
e sem perspectiva de trabalho para sustentar honestamente a minha família.

Ámen.